sábado, 14 de junho de 2014

Aquarela - passo a passo


Como prometi, aqui vai um novo passo a passo!!!!

Chiara BozzettiQuando inicio uma aquarela, primeiro penso no papel que irei trabalhar, gosto muito dos papéis  Arches, da Canson. Nesta aquarela optei por usar o papel Arches Aquarelle Grain Torchon, pois ele é bem rugoso, o que me permite fazer muitas aguadas e tirar o melhor proveito de sua textura. Para mais informações sobre os Papéis Canson acesse o site: http://canson.com.br/produtos/arches__


 Aquarela Chiara Bozzetti
Textura do Papel Arches Aquarelle Grain Torchon
Inicio a pintura com um desenho linear do motivo que escolhi, nesta aquarela usei como inspiração a orquídea Oncidium amarela, seu nome popular aqui no Brasil é chuva de ouro, http://pt.wikipedia.org/wiki/Oncidium 


Após o desenho marcado começo a aquarelar, faço manchas coloridas bem clarinhas para organizar o meu trabalho e aos poucos coloco as cores mais fortes. Começo sempre pelo fundo, pelos últimos planos da pintura até chegar aos da frente, é um bom modo para organizar sua aquarela, assim você otimiza o seu trabalho e não perde muito tempo com a secagem!


Chiara Bozzetti
Manchas coloridas no fundo
http://chiarabozzetti.blogspot.com.br/
Folhas


 Chiara Bozzetti
Contorno das folhas

Continuo aquarelando o fundo, trabalhando na área das folhas. Para conseguir este efeito, trabalho escurecendo o contorno da folha deixando em evidência a primeira aguada clarinha.



Chiara Bozzetti
Flores amarelas
Por fim pinto as flores. Faço uma primeira camada amarela e depois de seca, inicio os detalhes. Trabalho sempre com uma flor para me ajudar a ver os detalhes, prefiro ter o modelo em minha frente sempre que possível. Quando não, tiro varias fotos do meu modelo para que possa aproveitar ao máximo as informações das cores e formas da natureza.




Chiara Bozzetti
Le Soleil
Aquarela finalizada! A hora de parar é sempre um problema, mas quando olhamos para nossa aquarela e percebemos que está harmônica e alcançamos aquilo que planejamos inicialmente pode ser um bom indício de que o trabalho está pronto!  Espero que este passo a passo ajude a todos os aquarelistas principiantes a iniciar suas obras!!! 
 Aos meus alunos, deixo aqui algumas dicas que partilhamos nas aulas para que possam pintar em casa e tirar suas duvidas aqui!!!


Gostaram desta aquarela? Vocês podem vê-la na exposição Tons para Tom Jobim, no Espaço Cultural Amarina Motta da UNISUAM http://hotsite.unisuam.edu.br/ccult/ e também adquirir a original ou então a reprodução, basta entrar em contato!








3 comentários: