sábado, 14 de junho de 2014

Aquarela - passo a passo


Como prometi, aqui vai um novo passo a passo!!!!

Chiara BozzettiQuando inicio uma aquarela, primeiro penso no papel que irei trabalhar, gosto muito dos papéis  Arches, da Canson. Nesta aquarela optei por usar o papel Arches Aquarelle Grain Torchon, pois ele é bem rugoso, o que me permite fazer muitas aguadas e tirar o melhor proveito de sua textura. Para mais informações sobre os Papéis Canson acesse o site: http://canson.com.br/produtos/arches__


 Aquarela Chiara Bozzetti
Textura do Papel Arches Aquarelle Grain Torchon
Inicio a pintura com um desenho linear do motivo que escolhi, nesta aquarela usei como inspiração a orquídea Oncidium amarela, seu nome popular aqui no Brasil é chuva de ouro, http://pt.wikipedia.org/wiki/Oncidium 


Após o desenho marcado começo a aquarelar, faço manchas coloridas bem clarinhas para organizar o meu trabalho e aos poucos coloco as cores mais fortes. Começo sempre pelo fundo, pelos últimos planos da pintura até chegar aos da frente, é um bom modo para organizar sua aquarela, assim você otimiza o seu trabalho e não perde muito tempo com a secagem!


Chiara Bozzetti
Manchas coloridas no fundo
http://chiarabozzetti.blogspot.com.br/
Folhas


 Chiara Bozzetti
Contorno das folhas

Continuo aquarelando o fundo, trabalhando na área das folhas. Para conseguir este efeito, trabalho escurecendo o contorno da folha deixando em evidência a primeira aguada clarinha.



Chiara Bozzetti
Flores amarelas
Por fim pinto as flores. Faço uma primeira camada amarela e depois de seca, inicio os detalhes. Trabalho sempre com uma flor para me ajudar a ver os detalhes, prefiro ter o modelo em minha frente sempre que possível. Quando não, tiro varias fotos do meu modelo para que possa aproveitar ao máximo as informações das cores e formas da natureza.




Chiara Bozzetti
Le Soleil
Aquarela finalizada! A hora de parar é sempre um problema, mas quando olhamos para nossa aquarela e percebemos que está harmônica e alcançamos aquilo que planejamos inicialmente pode ser um bom indício de que o trabalho está pronto!  Espero que este passo a passo ajude a todos os aquarelistas principiantes a iniciar suas obras!!! 
 Aos meus alunos, deixo aqui algumas dicas que partilhamos nas aulas para que possam pintar em casa e tirar suas duvidas aqui!!!


Gostaram desta aquarela? Vocês podem vê-la na exposição Tons para Tom Jobim, no Espaço Cultural Amarina Motta da UNISUAM http://hotsite.unisuam.edu.br/ccult/ e também adquirir a original ou então a reprodução, basta entrar em contato!








sexta-feira, 13 de junho de 2014

Oficina de Aquarela no Polo Criativo



No sábado dia 31 aconteceu a Oficina e Aquarela no Polo Criativo. Uma vez por semestre dou uma oficina introdutória de aquarela, são 8h de aula, um super intensivo que acontece nas instalações do Polo Criativo.
Foi um sábado muito agradável, a turma foi ótima e super interessada e no final do dia concluíram a oficina com lindas aquarelas, parabéns a todos!!
No dia 04 de Outubro tem mais uma, inscrevam-se pelo site http://www.polocriativo.com.br/, quem preferir pode pedir informações pessoalmente e conhecer o charmoso sobrado que fica na Rua do Ouvidor, 37 – Centro – CEP 20010-150, Rio de Janeiro.

A turma da Oficina de Aquarela reunida

As aquarelas produzidas na oficina

O pessoal mandou bem!!!
Quem desejar ter oficinas de aquarela comigo é só entrar em contato, aqui no blog você encontra meus emails e telefones!!!

domingo, 8 de junho de 2014

Dias de aquarela

Boa noite Gente,


Essas ultimas semanas foram repletas de acontecimentos!!!! 
Na ultima sexta-feira dia 30 de maio, o Chiaroscuro Ateliê de Pintura inaugurou a Exposição Tons para Tom Jobim. Esta mostra tem a parceria do CCULT da UNISUAM e eu e a artista Magda Rebello planejamos uma exposição com aquarelas e fotografias dentro da temática da Bossa Nova especialmente para o Evento Mesa ao Vivo, que aconteceu nos dias 30 e 31 de maio, porém quem não viu ainda há tempo de conferir, a exposição fica até dia 27 deste mês!
Confira algumas fotos da Exposição clicadas por Magda Rebello.